Total de visualizações de página

domingo, 23 de janeiro de 2011

UM PÉ DE QUÊ???

UMA QUERIDA,APRESENTA UM PROGRAMA CHAMADO UM PÉ DE QUE??
REGINA CASÉ
EM HOMENAGÉN A ELA VOU POSTAR ESSE TÓPICO
APRENDI MUITO COM AS MATÉRIAS APRESENTADAS ALI.
VOU POR AQUI A LISTA DAS ARVORES QUE TEMOS PLANTADO
AQUI NO NOSSO PEDAÇO DE CHÃO NESSES QUASE 4 ANOS DE EXISTÊNCIA



PAULO VOU POR O TEU COMENTARIO
POR QUE ELE FALA POR TODOS NÓS OK?


Esse cara era de outro mundo, não é possível. A melodia dessa música vai além da nossa compreensão, o lado humano resplandece em nossas almas, e o coração por um momento, sente o sofrimento da humanidade, voçê querendo ou não,é algo surreal. "Michael Jackson teve uma missão nessa terra, ele cumpriu, e cabe a cada um de nós há refletir sobre as suas revelações e decidir o futuro dessa humanidade".
***(PAZ NA TERRA)***

pauloted do you tube






Papo-de-peru, papo-de-peru-grande, papo-de-peru-babada, mil-homens, jarra-açu, aristolóquia, jarrinha, cipó-mil-homens
O papo-de-perú é uma trepadeira vigorosa e de flores nada convencionais. Ela apresenta caule volúvel, lenhoso e ramificado, com casca espessa e sulcada. Suas folhas são simples, verdes, glabras, de disposição alternada e formato de coração, A floração bizarra do papo-de-peru é seu principal atrativo, no entanto sua folhagem é bastante densa e bonita também. Esta espécie tem rápido crescimento e é adequada para cobrir cercas, caramanchões, treliças, arcos e telas, entre outros suportes.
é tambem muito conhecida como erva medicinal.

Sabugueiro,
me lembro que quando pequena no norte de minas gerais tinha um enorme pé dessa arvore ao lado da porta da sala da nossa casa
sempre sonhei que quando tivesse minha casa seria a primeira arvore que plantaria.
agora tenho a casa e o meu querido sabugueiro!!!

adoro as lendas que o rodeiam

Sabugueiro ou sabugueirinho é uma planta encontrada em algumas regiões do Brasil como Rio Grande do Sul.Planta arbustiva, de 2 a 4 metros. Flores pequenas, muito brancas. Exalam perfume agradável.
Também é chamada de mestre-joão.
O descobrimento por parte do ser humano data da Antiguidade, com diversos usos É nativa da Europa e do norte da África e disseminou-se facilmente pelo mundo todo,é conhecida com a arvore da vida por ter inumeros beneficios pra saude,A folha do sabugueiro é boa para gripes, resfriados, tosse, sarampo e caxumba,tudo nela é aproveitado como erva medicinal.
inclusive objeto de muitas lendas, folclore e superstição Dizia a lenda que, de sua madeira foi feita a cruz onde Cristo morreu. Isso porque ao espremer o fruto do sabugueiro escorre um suco de cor vermelho-sangue. Dizia-se dar azar cortar um sabugueiro A folha do sabugueiro é boa para gripes, resfriados, tosse, sarampo e caxumba





Arvoreta de até 10 metros de altura, dá floresce e dá frutos espinhudos de até 3 cms em janeiro/fevereiro e junho/agosto. Dentro dos frutos se encontram as sementes que podem ser verdes ou vermelhas. Para cultivo, semear em sacos e transplantar após 4 a 6 meses da germinação, à distância de 5 metros. Frutifica após 3 anos. Gosta de sol pleno, clima úmido, solos férteis e ricos em matéria orgânica; ressente-se de geadas.
Utilizada pelos índios brasileiros para proteger a pele dos raios solares e como repelente de insetos, o urucum tem sua origem na América Tropical.
Propriedades
Medicinal O chá das sementes tem ação digestiva e expectorante, com ação laxante. A infusão das folhas também atua contra bronquite, faringite e inflamação dos olhos.O pó é digestivo, laxante, expectorante, febrífugo, cardiotônico, hipotensor e antibiótico, agindo como antiinflamatório para contusões e feridas. As sementes são expectorantes, utilizadas em moléstias do peito. O urucum também é utilizado para afecções do coração. A tintura do urucum é usada como antídoto do ácido prússico (veneno da mandioca).
Decocto laxante: 3 gs em 300 ml de água por 10 minutos. Tome uma xícara após as refeições.

Infusão de Urucum : 10 a 15 gs de sementes em 1 litro de água fervente, em infusão por 15 minutos.

Cosmética

Índios americanos usavam o urucum como protetor solar, repelente e para fins estéticos (tinta vermelha)

Óleo de urucum para beleza e proteção da pele :
50 gs de sementes de urucum /
250 gs de óleo de amêndoas ou algodão ou soja.
Deixar a mistura em banho-maria por 2 horas.



Utilização

Uso caseiro: Como repelente, apesar de manchar roupas e tingir a pele é eficaz. Dilua 1 col de chá de pó em 100 ml de óleo puro ou glicerina. Espalhe pelo corpo.
Uso culinário: Usado como corante alimentício, tém também propriedades conservantes ( o popular colorau). O urucum é um dos únicos corantes que não fazem mal à saúde; contém cálcio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, B2 e C.Até 1 g pode ser ingerida para repor carotenos e beta carotenos.As sementes verdes dão corante amarelo, as vermelhas dão o corante vermelho conhecido como colorau.
Uso mágico: A tintura corporal vermelha acompanhava os índios nos momentos de guerra ou de forte vibração(por ocasião das comemorações coletivas).
Aromaterapia:



GRAVIOLA

A graviola é uma fruta originária das Antilhas, prefere climas úmidos, baixa altitude, e não exige muito em relação a terrenos. A graviola é uma árvore de pequeno porte (atinge de 4 a 6 metros de altura) e encontrada em quase todos os países tropicais, com folhas verdes brilhantes e flores amareladas, grandes e isoladas, que nascem no tronco e nos ramos. Os frutos tem forma ovalada, casca verde-pálida, são grandes, chegando a pesar entre 750 gramas a 8 quilos e dando o ano todo. Contém muitas sementes, pretas, envolvidas por uma polpa branca, de sabor agridoce, muito delicado e semelhante à fruta-do-conde.
A tecnologia adotada nas diversas regiões produtoras é muito variável, havendo produtores que não usam quase nenhuma tecnologia moderna, como irrigação, nutrição adequada, poda, proteção dos frutos e controle fitossanitário, com métodos orgânicos, comprometendo a produtividade e qualidade dos frutos produzidos. Apesar disso, diversos produtores têm cultivado a gravioleira de forma racional, adotando a tecnologia disponível e obtendo produtividades elevadas e boa rentabilidade.

Esta fruta é conhecida não somente por seu delicioso sabor característico, levemente azedo, bem como seu riquíssimo conteúdo em nutrientes. Cerca de 100 gramas de graviola fornecem em média 60 calorias, 25 mg de cálcio, 28 mg de fósforo e 26 mg de vitamina C (um terço da Recomendação de Ingestão Diária).

Por se tratar de uma fruta com riquíssima composição nutricional, a graviola apresenta inúmeras propriedades terapêuticas, podendo ser utilizada em sua totalidade. Aproveitam-se as folhas, as flores, os brotos, os frutos verdes ou maduros. A graviola pode ser utilizada sob a forma in natura, sob a forma de chás, preparada como cataplasmas que são sobrepostos diretamente nas afecções cutâneas e também em cápsulas que contêm os princípios nutricionais desta maravilha da natureza.

Porém, uma das maiores descobertas sobre a graviola foi sua sensacional capacidade de agir contra as células do câncer, mostrando em testes em laboratório um potencial extraordinário.


Dentre as propriedades terapêuticas da graviola pode-se destacar o seu potencial diurético, adstringente, vitaminizante, antiinflamatório, anti-reumático, bem como sua propriedade antiespasmódica, antitussígena e anticancerígena. É boa fonte de vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, incrementando o cardápio com vitaminas e minerais, bom para a saúde. É ruim para pessoas com caxumba, aftas ou ferimentos na boca, que devem evitar consumi-la in natura, pois sua acidez é irritativa e pode provocar dor.




ARAÇA VERMELHO


O araçá
é uma pequena árvore brasileira aparentada com a goiabeira .seus frutos tem de 3 a 4 cm de comprimento, com pequenas sementes embutidas a polpa dependendo da variedade, tem branca, amarelos ou e vermelhos

pode comer em natura,fazer suco ou geleia

JABOTICABA


É planta que exige sol moderado a pleno.
A árvore, de até 10 m de altura, tem tronco claro manchado, liso, com até 40 cm de diâmetro.
As folhas, simples, tem até 7 cm de comprimento.


Jabuticabeira em floração.
Floresce na primavera e verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores (e os frutos) crescem em aglomerados no tronco e ramos.
Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, são consumidos principalmente in natura, ou na forma de geléia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.
ótimo pra fazer uma jabuticabada ,como diz lá nas Minas Gerais